Como personalizar a experiência de compra do seu e-commerce.
- Thainá Salomão
- 16 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

Com o avanço das tecnologias o perfil de consumidores atualmente é de pessoas mais conectadas, exigentes e informadas e esperam muito mais de uma loja virtual e do que simplesmente um site ou app de compras. Nesse contexto, a personalização da experiência de compra é crucial.
Com as diversas mudanças no comportamento do consumidor, é preciso garantir que o seu negócio online não perca vendas por estar desatualizado. Cada cliente é único e tem momentos diferentes, é muito importante colocar o cliente no centro de tudo. É necessário cada vez mais um processo de vendas humanizado e que atenda as expectativas da clientela.
Existem algumas estratégias que você pode utilizar para realizar essa personalização:

Cadastre seus clientes
O primeiro passo para começar a personalizar a experiência de compra é criando uma base de dados dos seus clientes. São informações de extrema importância para que você consiga entender as preferências e estímulos de seus consumidores e identificar oportunidades.
Assim você poderá identificar o comportamento de navegação, histórico de compras, dados demográficos e informações pessoais, como gênero, idade e principais interesses.
Crie promoções e brindes
Com os dados coletados é possível direcionar conteúdos dinâmicos, recomendar produtos, encaminhar ofertas mais específicas e anúncios personalizados com as preferências daquele usuário.
Com app próprio você pode se utilizar de push notifications que são notificações que aparecem na tela do aparelho do cliente e pode ser aproveitada de diversas formas.
Otimização do tempo
Quanto mais rápido for o processo de compra, mais prazerosa será a experiência do cliente. É possível através de apps sistemas de self-checkout, retirada em loja e click-and-collect e agilizar a rotina dos consumidores. Com essa estratégia é possível que o cliente veja em qual loja física há o produto desejado e faça a compra ou reserva do item pelo próprio celular.
Aposte no cross-selling e up-selling
O cross selling, ou venda cruzada, é uma estratégia que consiste em oferecer um produto ou serviço complementar àquele que o cliente está comprando ou já comprou. Já o up selling, é basicamente uma sugestão de upgrade do produto no momento da compra.
Por exemplo, se o consumidor adicionou um pacote de ração de cachorro no carrinho de compras, as ferramentas de cross-selling podem sugerir brinquedos ou petiscos para cachorros. Ou, no caso do up-selling, pode ser ofertada uma ração premium.
Ambas estratégias são bastante efetivas na personalização da experiência de compra. Porque, no momento decisivo, o cliente será impactado por sugestões que estão diretamente ligadas a seus interesses.
Comments