O que é Cross Selling e Up Selling
- Thainá Salomão
- 21 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

Cross selling e Up selling são estratégias para aumento de vendas, principalmente no e-commerce, explorando o poder de compra dos seus clientes. São técnicas bastante utilizadas nas maiores empresas, é estimado que essas estratégias sejam responsáveis por 35% do faturamento da Amazon.
O que é cross selling?
O termo Cross selling pode ser traduzido como “venda cruzada”. Acontece quando os clientes são incentivados a adquirir complementar aquele que o cliente está comprando ou já comprou.
O método, corresponde aos esforços da empresa em levar seus clientes a colocar mais itens em seu “carrinho”. Pode também ser realizado a partir da demonstração automática de itens relacionados.
Além de ajudar a aumentar o faturamento do seu negócio, essa prática também proporciona uma experiência mais personalizada e completa para o cliente. Afinal, ele recebe recomendações customizadas para melhor atender às suas necessidades e interesses.
Sendo então necessário que para o sucesso do cross selling, fazer ofertas que sejam realmente úteis e gerem valor para o consumidor.
Exemplo:
Se você está adquirindo um colchão, podem ser recomendados roupas de cama, travesseiros, por exemplo. Já no caso de um celular, poderia ser oferecido como um fone de ouvido, película, capinha e acessórios em geral.
Esses são exemplos comuns de cross selling no e-commerce e, geralmente, vêm acompanhados de frases como “Você também pode gostar de…”, “Quem comprou esse produto também levou…” e “Leve mais esse produto por R$ X”.
O que é up selling?
No up selling é oferecido um upgrade do produto ou serviço que o consumidor está adquirindo, ou seja, uma versão superior ou mais completa da solução.
Em geral, esses modelos superiores oferecem um maior valor agregado para o cliente, apresentando mais funcionalidades, melhor qualidade e uma alternativa mais rica em recursos do que aquela que eles normalmente buscam, por consequência, um preço maior.
O objetivo é incentivar o cliente a fazer uma melhor aquisição e, ao mesmo tempo, aumentar o valor da sua compra, gerando mais lucros para a sua empresa.
Exemplo:
Você está procurando por uma televisão, e está de olho em um modelo de 24 polegadas, o e-commerce pode oferecer uma de 32 polegadas e sendo uma smart tv com mais funcionalidades por um valor a mais.
Commenti