O que é um Programa de Fidelidade?
- Thainá Salomão
- 2 de ago. de 2022
- 3 min de leitura

Programa de fidelidade é uma estratégia de marketing de fidelização que dá benefícios aos clientes para que eles voltem a comprar ou consumir os seus produtos. Dessa forma, a sua marca cria um relacionamento especial com seus clientes. Quando esse relacionamento inclui vantagens como pontos, recompensas de cashback e ofertas exclusivas, o cliente se sente mais conectado à marca e apto a gastar mais.
Como funcionam?
O funcionamento básico de um Programa de Fidelidade é a troca. O cliente compra ou interage com a marca repetidas vezes e, em troca, ganha benefícios.
Vários são os segmentos que utilizam os programas de fidelidade. Falando em e-commerce, esses programas geralmente funcionam de três maneiras, sendo o ganho de pontos um dos mais utilizados.
O ganho de pontos consiste basicamente numa compra feita pelo consumidor que resulta em pontos e que posteriormente podem ser trocados por itens.
A segunda estratégia mais utilizada é o desconto progressivo, que incentiva o consumidor a comprar mais de um item de determinado produto por meio de descontos que aumentam à medida que você acrescenta itens no carrinho.
Quais são as vantagens de um sistema de fidelização para minha empresa?

• Aumento do ticket médio
Além da fidelização de clientes, a principal vantagem de usar essa estratégia, o aumento nas vendas e o crescimento da base de consumidores também são boas consequências para as empresas.
Basicamente, o ticket médio é uma métrica de desempenho de negócios que ajuda as empresas na análise de vendas e descoberta de tendências.
Dessa forma, o cliente quanto mais valorizado maior a confiança que ele deposita na empresa, por isso, ele acaba comprando cada vez mais para alcançar o prêmio. Com mais gente querendo participar do programa de fidelidade, as vendas aumentam. Tudo isso como consequência do boca a boca gerado.
• Redução de custos para atrair novos clientes
Uma boa forma de conquistar clientes está atrelado aos descontos ou as possíveis recompensas que você oferece a eles. Por isso, um programa de fidelidade é uma ótima opção.
Pois, ao manter uma base de clientes você consegue reduzir custos, afinal, quanto maior a receita advinda desse grupo, menor a necessidade de grandes investimentos em divulgação. Assim você pode economizar no marketing para atrair novos clientes. Além disso, ganha um novo aliado na propaganda.
Com o boca a boca o seu novo parceiro no marketing é o próprio consumidor. Afinal de contas, quem não gosta de falar das vantagens de receber benefícios exclusivos toda vez que faz uma compra? Quanto mais eles falam, mais gente quer entrar para esse clube!
Essa publicidade boca a boca pode gerar uma boa receita para o seu negócio, pois clientes referidos por membros de fidelidade apresentam uma taxa de retenção 37% maior, segundo estudos da Harvard Business School.
O aumento do engajamento traz outras vantagens, como, por exemplo, a melhoria do relacionamento com a marca, o aumento da confiança e mais engajamento nas redes sociais.
Se mantenha à frente da concorrência
Estar à frente da concorrência a cada dia que passa fica ainda mais difícil e o motivo disso é que as opções de compra são muito amplas, bem como os consumidores ainda mais exigentes.
Não basta oferecer apenas preço baixo mas também qualidade nos produtos, uma boa comunicação, ou seja, é essencial fazer com que seus clientes sintam-se valorizados.
Sendo assim, um programa de fidelidade é uma boa pedida, pois além de destacar a sua marca, aproxima o cliente da empresa e oferece benefícios financeiros para ambas as partes.
Fácil implementação
Apesar de parecer uma estratégia que consome muito tempo e investimento, colocá-la em prática é mais fácil do que você imagina. Se você possui uma boa plataforma de ecommerce, é possível incluir um módulo para gerenciar todas as informações sem precisar alterar a estrutura do site ou app.
Criar um programa de fidelidade no seu negócio ajuda a criar uma receita recorrente, já que os clientes querem continuar recebendo os benefícios, além de aumentar as vendas e a quantidade de consumidores.
Ao adotar um programa de fidelidade, é importante identificar qual recompensa é realmente valorizada pelo público da sua empresa. Alguns consumidores podem valorizar mais um programa de pontuação que gere descontos na hora da compra, outros descontos em datas especiais, como dia das mães e aniversários.
Para isso funcionar, o consumidor precisa entender de forma bem rápida e simples que pode obter um bom negócio no seu e-commerce. Ou seja, para facilitar o entendimento, invista em conteúdo explicativo.
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